O Ministério Público instaurou um Inquérito Civil para apurar uma denúncia contra delegados lotados na Delegacia de Polícia Civil de Matões, que atuaram no município durante período de 2013 a 2019. De acordo com informações, os delegados estão sendo acusados de enriquecimento ilícito, danos ao erário e violação aos princípios da Administração Pública.

As investigações apontam a existência de prática de improbidade administrativa, onde são interessados os patrimônios públicos do Estado do Maranhão. O Ministério Público encaminhou um ofício ao Delegado-Geral do Estado do Maranhão, Leonardo Diniz, requisitando informações sobre os delegados lotados na cidade no período citado, devendo especificar os nomes e o período de trabalho de cada um.

A Promotoria de Justiça também requisitou informações sobre os delegados que responderam pela Delegacia de Matões entre janeiro de 2017 a dezembro de 2019 ficaram afastados de suas funções. E caso tenha ocorrido a situação, que sejam especificados os nomes dos delegados, período e os motivos, tudo devidamente documentado.