Cansados do descaso em relação a falta de abastecimento de água no município, os moradores da Rua Travessa da Rua Nova denunciaram ao Ministério Público a Prefeitura de Nova Iorque do Maranhão por não cumprimento de suas obrigações.

Por meio de um abaixo-assinado, os moradores da rua juntaram um número significativo de assinaturas, chamando a atenção da instituição, que decidiu por instaurar um procedimento administrativo.

Os moradores relatam que já haviam feito a denúncia para a prefeita, Mayra Guimaraes, mas a gestora nunca deu uma resposta satisfatória à população. O Ministério Público tomará medidas mais efetivas, já que a instituição já havia comunicado à prefeitura que se manteve em silêncio às solicitações do órgão.

Em um dos primeiros procedimentos, o Ministério Público determinou que seja encaminhado um oficio à CAEMA, solicitando informações sobre a existência de contrato de concessão de serviço de fornecimento de água no município de Nova Iorque, assim como sobre a demanda apresentada no caso, no prazo de 10 dias.

A instituição considera que o serviço público de fornecimento de água, remunerado por tarifa, deve ser prestado de forma adequada, eficiente, segura e contínua, sob pena de o fornecedor ser responsabilizado civilmente.