O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, não está cumprindo com recomendação do Ministério Público do Maranhão que pede que os municípios publicizem gastos de verbas e ações referente ao covid-19. 

Além de a prefeitura não informar no diário oficial do município o boletim epidemiológico, os gastos também estão sendo escondidos da população, do Tribunal de Contas do Maranhão e do Ministério Público. 

As informações também não constam em diário oficial do município, este blog atestou que as atualizações no SACOP- Sistema de acompanhamento de licitações públicas são bem antigas. 

A população do município de Alcântara deve se perguntar como e onde estão sendo aplicadas verbas milionárias que chegaram ao município para uso exclusivo no combate ao vírus. 

Dentre os requisitos legais exigidos, a nova legislação prevê a disponibilização, em sítio eletrônico específico, de todas as contratações ou aquisições realizadas, devendo constar o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição. 

Vale ressaltar que o gestor do município é alvo de diversas ações do Ministério Público por suspeitas de desvios de verbas e fraudes em licitações.