O Ministério Público vai acompanhar e fiscalizar as providências adotadas quanto a transição no governo municipal de Governador Nunes Freire, de afastamento por motivos médicos do prefeito Indalécio Wanderlei Vieira Fonseca.

A instituição decidiu apurar uma “denúncia” em que põe em dúvida a capacidade física e mental do Prefeito Indalécio, vítima de um acidente vascular cerebral – AVC, no início do mês de outubro de 2017.

No dia 08 de julho de 2020, foi noticiado no blog do Werbeth Saraiva e em vários outros meios de comunicação que o prefeito estaria em São Luís, realizando exames e tratamentos médicos. Após um pedido do vice-prefeito Josimar Alves de Oliveira pela substituição liminar da Chefia do Executivo, o Ministério Público solicitou à justiça o afastamento cautelar do prefeito Indalécio para que o mesmo possa ser submetido a um exame, por junta médica (neurologista e médico do trabalho), a fim de que seja atestada a sua plena capacidade laboral e capacidade de suportar situações de stress emocional, cobranças e atendimento dos cidadãos, sem que haja comprometimento à gestão do município.

O Ministério Público determinou o prazo de 05 dias para que a defesa do prefeito informe o local em que Indalécio se encontra submetido ao tratamento, para que seja feita uma perícia sobre a real situação do gestor.