A prática de nepotismo tem sido comum em diversos municípios maranhenses. Em Vargem Grande, por exemplo, o prefeito Carlinhos Barros, do PCdoB, vem empregando vários familiares na gestão municipal, principalmente nos cargos mais altos, como nos postos de secretários municipais.

Os irmão do prefeito, José Barros e João Barros, são secretários municipais, um ocupando o posto de titular da Secretaria Municipal de Obras e o outro como secretário de Saúde, duas das mais importantes secretarias municipais e também as que recebem maior volume de recursos.

Outros dois irmãos de Carlinhos, Jota Barros e Sérgio Barros, foram nomeados para os cargos comissionados de bioquímico e engenheiro.

Além dos irmãos, o prefeito também nomeou o filho Erick Barros como secretário municipal de Esporte. Já a primeira-dama, Olene Barros, comanda a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Carlinhos também não esqueceu dos primos. Rodrigo Martins, primo legítimo do prefeito, ocupa o posto mais importante da Secretaria Municipal de Finanças, a que movimenta todo o orçamento da prefeitura.

Parentes mais distantes também foram agraciados pelo prefeito. A sua cunhada, Michele Barros, coordena o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); e Cassiane Garreto, que é cunhada de um dos irmãos do prefeito, foi nomeada secretária municipal de Meio Ambiente.

Em 2017, a situação foi denunciada à Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão por parlamentares do município e, no mesmo ano, o promotor de Justiça Benedito Coroba ingressou com uma ação pública, por ato de improbidade administrativa, pedindo a indisponibilidade dos bens de Carlinhos Barros e o ressarcimento dos valores acrescidos ilicitamente, de janeiro a setembro de 2017, ao patrimônio de Antonio Garreto de Sousa, Carla Danielle Mesquita de Mesquita e Maria Gorete Leite Costa, parentes do prefeito.