O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) realizou no inicio deste mês, um cronograma de averiguação de irregularidades nas cidades da baixada maranhense.  A ação foi acompanhada pelo Presidente do Conselho, ENF. José Carlos Júnior e os diretores, ENF. Kelly Inaiane e ENF. Deusdede Fernandes. E os conselheiros T.E Louredir Lobato e T.E Itamar dos Santos.

Durante diligência na cidade de Governador Nunes Freire, o conselho deparou-se com uma cena avassaladora ao chegar ao Hospital Regional da cidade, que também atende as cidades de Maracaçumé, Maranhãozinho, Centro Novo do Maranhão, Presidente Médici e Junco do Maranhão.

Na visita foram constatas inúmeras irregularidades que deixam em risco a saúde da população. A começar pela ambulância que foi abandonada na porta do Hospital, pacientes que são transportados indevidamente e são humilhados ao chegar à unidade de saúde para receber atendimento.

As denúncias não param por aí, os materiais de insumo estão expostos no chão, em uma sala totalmente desqualificada e são descartados de maneira criminosa, o forro e o piso deixam em risco a saúde coletiva, tanto dos profissionais de enfermagem, quanto dos pacientes. Na internação o problema é pior, desde os sanitários que não oferecem segurança e higiene aos pacientes no momento do banho, até as camas que não possuem lençóis, os armários enferrujados, as portas antigas e quebradas, até o cilindro de oxigênio que deveria ficar fixado em um local adequado, é amarrado ao lado da maca.

O presidente do Coren-MA repudiou veementemente todas as irregularidades apresentadas no local. “Nós encontramos inúmeras irregularidades e a população vem sofrendo com essa situação, o hospital está um verdadeiro descaso, a população não precisa desse atendimento irregular, é um desfalque completo de profissionais de enfermagem”. Destacou ENF. José Carlos Júnior.

“Lamentamos a forma de como os profissionais de enfermagem estão alocados neste local e muito mais pelos pacientes que são atendidos por esses profissionais sobrecarregados, enquanto Conselho de Enfermagem, nós iremos denunciar para os outros órgãos de controle, para que possa dar uma atenção melhor para essa instituição de saúde, e desta forma, esperamos que dê uma atenção melhor para todos”. Destacou a diretora do Coren-MA, ENF. Kelly Inaiane.

 

        

Tocador de vídeo