O município de Igarapé Grande, cujo prefeito é o atual presidente da Federação dos Municípios do Maranhão – FAMEM, Erlânio Xavier (PDT), fechou um contrato no valor de R$ 2.678.456,70, oriundos de recursos da saúde, com a empresa Dimensão Distribuidora de Medicamentos, para o fornecimento de medicamentos e materiais de odontologia.

Ocorre que a empresa é investigada pela Polícia Federal em esquemas de corrupção no Piauí, e foi, inclusive, alvo de um mandado de busca e apreensão no início do ano passado. Segundo a PF, a empresa faz parte de um esquema de fraude licitatória e superfaturamento de contratos públicos junto à Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e outros órgãos.

Os recursos federais alvo do esquema foram destinados pela para o combate à covid-19 no estado. No total, o prejuízo aos cofres públicos chega à R$ 20 milhões, segundo os investigadores.

A empresa, de acordo com a PF, vendeu produtos de proteção facial a valores de até 500% superiores ao praticado no mercado durante a pandemia. Além disso, a auditoria do Tribunal de Contas do Piauí também constatou a venda de testes rápidos para a detecção da covid-19 não autorizados pela Anvisa.

Contrato: