Na última terça-feira (17), uma professora do ensino infantil município de Guimarães denunciou a situação insalubre pela qual o prédio da Creche Anjinhos de Deus vinha passando. Na escola, que está localizada na sede do município, havia uma quantidade descontrolada de pombos, alguns deles mortos, o que, até então, não era alvo da atenção da gestão Osvaldo Gomes (PDT).

Com a presença das aves, pontos da instituição estavam cheios de fezes dos animais. É importante destacar que próximo ou não delas, tantos professores e colaboradores quanto os próprios alunos, que estão em ensino remoto, podem ser contaminados. Os microrganismos presentes nas fezes desses animais podem ser transportados pelo ar, tendo um elevado potencial de contaminação.

“Sabemos que pombos são ratos de asas, muitas fezes. Um grande retrocesso na educação!”, destacou a professora.

As doenças causadas pela contaminação, como a criptococose, popularmente conhecida ‘doença de pombo’, afetam os sistemas respiratório, digestivo e nervoso central. Os sintomas podem ir de dores de cabeça, náuseas, febre e dores de barriga a diarreia e convulsões. Em algumas situações, o paciente pode desenvolver um quadro grave de meningite, correndo risco de morte.

No caso de contaminação de crianças e idosos, estes devem ser encaminhados urgentemente a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento, pois são os mais vulneráveis.

Para especialistas em saúde, o controle da população de pombos nos espaços urbanos é uma questão de saúde pública. De acordo com populares, esse tipo de controle não ocorre na sede do município pelas autoridades em saúde locais.

Reação da Prefeitura

Após as denúncias públicas da professora, a Prefeitura de Guimarães encaminhou, na última quarta-feira, uma equipe da Vigilância Sanitária ao local para realizar ações necessárias de controle. O Conselho Tutelar do município também esteve presente na inspeção.