A falta de impunidade dos órgãos de Justiça do Maranhão, levou o prefeito do município de Primeira Cruz, Ronilson Araújo Silva, o Nilson do Cassó, a inventar serviços de manutenção da estrada vicinal que faz a ligação entre os povoados Algodão e Aparecida, pelo valor de R$254.311,56.

De acordo com informações, o trabalho deveria ser realizado nos meses de março e abril do ano de 2019, e abrangeria serviços de desmatamento, compactação de aterros, colocação de piçarras, regularização de subleito da estrada, dentre outros…

O problema é que, até o momento, não foi feito absolutamente nada, e a estrada em questão se encontra em péssimas condições de conservação, dificultando o tráfego na região.

Sendo assim, passamos a questionar as 4 notas fiscais emitidas pela empresa HORIZONTE CONSTRUÇOES E EMPREENDIMENTOS LTDA: seriam as tentativas de ludibriar os órgãos de controle, lastreando os desvios realizados?

A empresa citada é velha conhecida do grupo político que domina o município por mais de 23 anos. Na gestão do ex-prefeito Sérgio Albuquerque, entre 2015 e 2016, foram pagos à HORIZONTE CONSTRUÇOES E EMPREENDIMENTOS LTDA mais de 5 milhões de reais. Atualmente, a empresa ainda executa os serviços de manutenção predial no município.

É explicito que não se subtrai uma quantia dessas sem a participação direta de servidores e empresários que emprestam seus nomes e contas para saquear cofres públicos como os de Primeira Cruz, um dos 30 municípios mais pobres do estado e do Brasil.

O que leva um gestor a agir dessa forma? Seria a certeza da impunidade? Confiariam na morosidade da justiça? Apostariam na inércia do Ministério Público? Ou pagariam para ver o TCE-MA fazer um mero exame documental e aprovar suas contas?

Fica um alerta para o Ministério Público, TCE-MA, GAECO/MPMA e outros órgãos de controle, para agirem e darem um basta nessa quadrilha que se instalou para subtrair o dinheiro público do município.

Veja o vídeo!