Parece que o negocio de fazer doação de campanha vem dando resultado no Maranhão, como uma espécie de garantia, muitos empresários vem investindo em candidatos, com promessas futuras de serem recompensados.
No Maranhão, mais precisamente na cidade Icatu, município distante 115 km da capital, o prefeito José de Ribamar Moreira Gonçalves, apelidado de “dunga”. Quando concorria as eleições de 2016, recebeu uma doação de outro empresário, Luís Oscar Simões Barbosa.
Segundo o site Superior Tribunal Eleitoral – TSE, o então candidato a prefeito Dunga, recebeu a doação do valor de R$ 10.002,29, equivalente a 11% do total da sua campanha.
O empresário Luís Oscar Simões Barbosa que fez doação a campanha de Dunga é proprietário de um posto de combustíveis na cidade vizinha de Morros, município vizinho a Icatu.
De acordo com o que apurou o site Folha do Maranhão, o posto de combustíveis e a prefeitura de Icatu mantiveram mais de 15 contratos que previam aquisição de combustíveis, gás de cozinha e deferidos.
Os valores dos contratos se somados chegam a R$ 10.237.571,50, valor mil vez a mais do que o valor da doação.
O posto fica cerca de 20 km da cidade de Icatu.