Os vereadores de São Luís Raimundo Penha (PDT), Chico Carvalho (Avante) se posicionaram sobre a paralisação dos rodoviários da capital maranhense, na sessão ordinária desta segunda-feira (05), na Câmara de Vereadores.

O vereador Raimundo Penha (PDT) destacou a importância de debater a questão e convocar não apenas o titular da Secretaria Municipal do Trânsito de Transportes (SMTT), mas também o empresariado para esclarecer sobre as reclamações dos trabalhadores.

“Uma situação de emergência requer uma solução de emergência. Devemos convocar o secretário da pasta e também o sindicato patronal para que possamos discutir a questão e evitar que essa paralisação do serviço seja concretizada. A população não deve passar por esse problema”, frisou Raimundo Penha.

Já o parlamentar Chico Carvalho (Avante) lembrou da CPI dos Transportes realizada no Legislativo neste ano e disse que com base no relatório do colegiado, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no setor.

Chico Carvalho, que foi o presidente da comissão, reforçou a informação do repasse de quase 10 milhões ao cofre da Prefeitura de São Luís, pelo governo federal, com o objetivo de auxiliar na manutenção do sistema público de transporte e cobrou explicações frente à nova ameaça de greve.

“Infelizmente, esse caos não se dá apenas na nossa cidade, mas quase no Brasil inteiro. Então, venho endossar o pedido do vereador Manoel Filho pela realização da Audiência Pública para que o secretário Diego Baluz posso dar as explicações necessárias e assim evitar a greve”, finalizou.

O sindicato da categoria de rodoviários informou, na última semana, que irá deflagrar greve dentro de 72 horas, caso não seja feito o pagamento do 13º salário em parcela única. O sindicato patronal sugeriu o pagamento em parcelas, o que não foi aceito pelos trabalhadores.