O co-vereador Jhonatan Soares (PT) usou a Tribuna da Câmara de Vereadores de São Luís para fazer uma grave denúncia de corrupção contra a gestão do prefeito Eduardo Braide (Republicanos) na SEMCAS – Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social.

De acordo com o discurso do vereador, a secretária-adjunta de Gestão Ana Carla Figueiredo Furtado, que atua no comando da SEMCAS como titular há seis meses, lidera um esquema de direcionamento de licitações e está regando as contas bancárias de uma empresa ligada a ela.

A empresa denunciada é a AD Infinitum Serviços, Consultoria e Comercio LTDA, de acordo com o vereador, a adjunta respondendo como secretária fez a firma ganhar quatro licitações que totalizam o valor de R$ 1.782.623,36 (um milhão, setecentos e oitenta e dois mil seiscentos e vinte e três reais e trinta e seis centavos).

A empresa pertence a Aline da Silva e Marcus Rodrigues Gomes, amigos íntimos da Ana Carla Figueiredo Furtado. Este último foi secretário municipal da gestão Bia Venâncio em Paço do Lumiar, onde, na época, Ana foi adjunta dele.

Ainda mediante a denúncia do vereador, a comandante da SEMCAS é comadre dos donos da AD Infinitum Serviços, Consultoria e Comercio LTDA, e nas redes sociais, eles aparecem juntos participando de confraternização da empresa.

– Nepotismo na secretaria

O co-vereador Jhonatan Soares também tornou público que a secretária-adjunta de Gestão Ana Carla Figueiredo Furtado pendurou em cargos comissionados diversos familiares, praticando nepotismo na pasta, a exemplo da irmã, Ana Cláudia Figueiredo Furtado (diretora técnica de serviços), a filha do primo, Marcela Eduarda Barredo Silva (chefe de serviços), o primo, Antônio Carlos Santos Furtado Júnior e mais dois parentes com o mesmo sobrenome também em cargos comissionados.

– Atestados de capacidade 

Durante o pronunciamento, o vereador lembrou que todos os atestados técnicos da empresa AD Infinitum são assinados pela própria Secretária Ana Carla.

“Vale ressaltar ainda que a própria secretária é quem manda elaborar e assina os editais em favorecimento e beneficiamento da empresa AD Infinitum, com termos de referência e todo o conteúdo do contrato já acordados e antecipadamente repassados de forma ilícita (antes mesmo do processo licitatório ocorrer) aos proprietários da empresa.” Afirmou o vereador.

Jhonatan Soares contou que o esquema liderado pela secretária visa garantir a vitória nos processos licitatórios e a rápida contratação da empresa, tendo em vista benefício próprio e desvio de dinheiro público durante a execução do pagamento do contrato.

O vereador disse também o esquema o orquestrado, tanto, que quem fiscaliza a execução dos contratos são exatamente os funcionários comissionados familiares da própria secretária-adjunta de Gestão, Ana Carla Figueiredo Furtado, tudo devidamente liderado por ela.