A candidatura do ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa (PDT), para o cargo de deputado estadual, é alvo de uma ação movida pela Procuradoria Regional Eleitoral. Apesar disso, de acordo com informações, o pedetista estaria apostando nas mudanças ocorridas no ano passado em relação à Lei de Improbidade Administrativa, para que possa entrar, de fato, na disputa. Mas Leitoa pode se frustrar e cair na Lei da Ficha Limpa.

De acordo com as novas mudanças, as quais estão em vigor desde o ano passado, em linhas gerais, para que o ex-gestor seja impedido de se candidatar, ele precisa ter cometido o crime de improbidade administrativa com intenção, dolo, com ciência do dano que causaria aos cofres públicos a partir do ato criminoso.

Nos três processos transitados em julgado, foi comprovada na Justiça que o ex-gestor praticou o crime de desvios de dinheiro, a exemplo da obra de construção do aterro sanitário no município. Leitoa não executou o contrato oriundo da licitação realizada, os serviços foram terceirizados integralmente (realizados por servidor da Prefeitura) e o valor pago pela obra ainda foi maior do que o previsto dentro do orçamento.

No pedido de impugnação, a PRE cita, inclusive, que os atos praticados por Chico Leitoa foram dolosos, resultando na lesão ao patrimônio público.

Apesar de claras as mudanças, o julgamento do pedido de impugnação vai depender do entendimento Tribunal Regional Eleitoral.

Até lá, resta ao líder pedetista em Timon se movimentar para buscar outro nome forte e apto legalmente para representar seus interesses políticos na esfera estadual.