Agentes da Polícia Federal deflagraram hoje (10) a operação Big Tracking, em Imperatriz, para desarticular um grupo criminoso especializado em praticar crimes na internet.

Por meio de uma cooperação entre o FBI (polícia federal americana) e a PF, foi indicado que o grupo alvo das investigações foi responsável por desviar ilicitamente mais de US$ 1,5 milhão, cerca de R$ 6 milhões em bitcoins (moeda digital), de uma empresa dos Estados Unidos.

Os investigadores, durante a apuração do caso, constataram que os valores passaram por alguns serviços de carteira digital até ser convertidos na moeda brasileira e chegar até as contas dos responsáveis, que vivem na cidade de Imperatriz.

Cerca de 40 policiais participaram da operação e deram cumprimento a nove mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva, a fim de identificar outros envolvidos no esquema e recuperar o dinheiro subtraído.

A operação leva o nome “Big Tracking” porque faz referência ao modo como as investigações foram realizadas, fazendo um grande rastreamento dos valores roubados.