A Câmara Municipal de São Luís promulgou ontem (21) a Lei n.º 6.801, de autoria do vereador Umbelino Júnior (PRTB), que proíbe que os motoristas de coletivos tenham dupla função durante suas atividades. Com a demissão de mais de 9 mil cobradores, atualmente, muitos motoristas acumularam a função de cobrador dentro dos coletivos, o que tem gerado uma sensação de insegurança no trânsito para os usuários, tornando o cenário propício para acidentes de trânsito.

Em entrevista ao quadro “Bastidores” do Bom Dia Mirante, na manhã de hoje (22), o vereador autor da proposta explicou os motivos da lei.

“A nossa legislação de trânsito não permite que o condutor dos veículos tenha a sua atenção desviada para outras questões. É muito importante total atenção, ainda mais o condutor do transporte coletivo que transporta, diariamente, mais de 700 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo”, disse o vereador.

Ainda durante a entrevista, Umbelino destacou que, nas linhas em que o motorista esteja na situação em questão, caso elas não estejam adaptadas para operar sem cobrador, as empresas terão que recontratar. Caso a lei não seja cumprida, “a linha pode ser retirada de circulação, pois a gente não pode prejudicar a população”, frisou Umbelino.

Desde 2019, o projeto que criou a lei estava aguardando sanção do então prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PSD), mas só entrou em vigor após promulgação do Legislativo Municipal, que também possui esse poder.