Após informações de que o prefeito de São Domingos do Azeitão, Nicodemos Ferreira Guimarães, estaria, de forma ilegal, expedindo atos de nomeação de candidatos aprovados em concurso público, em que a justiça teria determinado a anulação do resultado preliminar da prova objetiva, o Ministério Público Estadual instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o caso.

De acordo com informações, a instituição teria ajuizado uma ação civil pública para investigar a situação, já que que foi determinado ao município que fossem anulados os atos da publicação do resultado preliminar da prova objetiva e devendo ser republicado somente depois da retirada da pontuação de todos os candidatos que não pareceram no dia da prova.

Ainda de acordo com as informações, o prefeito teria recorrido mas sentença proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. O Ministério Público recomendou ao prefeito que anule, no prazo de 02 dias úteis, todos os atos de nomeação de candidatos aprovados e se abstenha de nomear candidatos aprovados no concurso público 2018/2019 até o cumprimento da sentença.