O prefeito do município de Conceição do Lago Açu, Divino Alexandre de Lima, volta a ser investigado pelo Ministério Público Estadual, após denúncia de que ele estaria atrasando o pagamento dos médicos contratados para atuarem no hospital municipal e que a população estaria sendo atendida por enfermeiros contratados.

A investigação iniciou após o Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão informar, por meio da Notícia de Fato nº 1015-257/2019 e a partir do Ofício n 228/3028-CRM/MA, informar sobre o atraso dos pagamentos dos profissionais.

O Ministério Público já havia requisitado resposta à prefeitura, que se negou a prestar esclarecimentos. Diante da situação, a instituição determinou a expedição de um ofício que será entregue nas mãos do prefeito, Alexandre Lavepel, e o mesmo terá que apresentar documentos e informações requisitadas no prazo de 15 dias.

Caso haja um novo descumprimento, o caso pode incidir às penas do artigo 10 da Lei n 7.347/85 e artigos 319 e 330 do Código Penal, podendo, ainda, ser enquadrado em ato de improbidade administrativa. Um técnico ministerial será enviado para inspecionar o hospital municipal e averiguar a irregularidade do fato narrado.