O Certificado do Selo Resgata foi entregue pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (DEPEN) à empresa Maranhense Metalúrgica União, do município de Tuntum. A certificação é dada como honraria a empresas que contratam serviço penitenciário para mão de obra.

O Selo Resgata foi instituído pela Portaria do Depen nº 630, de novembro de 2017 e tem como objetivo incentivar, estimular e reconhecer as organizações que utilizam mão de obra oriunda do sistema prisional brasileiro, de forma a ampliar as vagas de trabalho proporcionando melhores condições de reintegração social.

O objetivo da certificação é valorizar e reconhecer a oportunidade oferecida por empresas que oferecem não só trabalho, mas principalmente a oportunidade de um recomeço, oferecendo uma profissão e uma fonte de renda àqueles que desejam retomar suas vidas com dignidade, através do trabalho.

A empresa começou a utilizar mão de obra penitenciária em maio deste ano, quando representantes da Metalúrgica União, acompanhados pelo deputado estadual Fernando Pessoa, se reuniram com o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade. Na ocasião, trataram da contratação imediata dos apenados.

O trabalho da empresa é conduzido pelo empresário Antônio Araújo, que vem contribuindo com o desenvolvimento social, oferecendo oportunidades dignas de trabalho, transformando vidas através dessas oportunidades.