Uma denúncia apresentada por um homem identificado como Alfeu Filho, coloca o prefeito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto Rodrigues (PCdoB), como alvo de investigação que apura contratos firmados entre suas empresas e a prefeitura da qual é o gestor municipal.

Segundo a denúncia, o prefeito seria proprietário das empresas Francisco Neto Rodrigues de Sousa & Cia Ltda — ME, Canaã Compra e Venda de Imóveis Eireli e Auto Posto Maranata. Todas participando de licitações e contratos com o município de São Francisco do Maranhão.

As empresas Francisco Neto Rodrigues, Compra e Venda de Imóveis e Auto Posto Maranata possuem efetivamente diversos contratos com o poder público municipal, conforme extrato do sistema SACOP do TCE-MA, assim como foram adquiridas as referidas empresas por meio de transferência de valores efetuados por empresas que prestam serviços ao município, Panorama Empreendimentos e Serviços Ltda e Distribuidora de Medicamentos Saúde & Vida ltda — EPP – Sócio Administrador Thiago Gomes Duarte, conforme comprovantes de depósitos juntados aos autos.

“Foi tomado por termo o depoimento dentre várias pessoas, dentre os quais o de Lucas Gabriel Silva, Lannize Nayla Mendes Ribeiro da Silva (ex-cunhada), Francisco Neto Rodrigues de Sousa (ex-empregado e compadre) e Elson Aires Barbosa Júnior (Secretário de Administração Municipal), pessoas ligadas ao Prefeito de São Francisco do Maranhão, que foram ou são titulares das referidas empresas”, diz trecho do documento.

Ainda segundo os documentos: “Verificou-se ainda durante a instrução da notícia de fato que as pessoas, acima referidas (Lucas Gabriel Silva, Lannize Nayla Mendes Ribeiro da Silva, Francisco Neto Rodrigues de Sousa e Elson Aires Barbosa Júnior), que foram ou são titulares das empresas, não possuem conhecimento do funcionamento das atividades, não possuem renda compatível com o volume de negócios e nem dos contratos celebrados com o poder público.”

O caso está sendo investigado.