O Ministério Público do Estado do Maranhão deu início a uma investigação que tem como foco um contrato entre a Prefeitura de Miranda do Norte e a empresa M N MARTINS EIRELI, sediada no mesmo município, que faturou sozinha a cifra de R$ 5 milhões para locação de veículos.

De acordo com o MPE, há indícios de que a licitação tenha sido direcionada para que a empresa citada vencesse a licitação, configurando fraude licitatória. Além disso, há informação de que os representantes das outras empresas participantes do certame teriam recebido propina para deixarem a disputa, para que a empresa M N MARTINS EIRELI se consagrasse vencedora.

Pelo alto valor do contrato, também existe a suspeita de superfaturamento do contrato. Miranda do Norte é um município pequeno, o que, segundo o MPE, não justifica a necessidade de um contrato desse patamar financeiro.

Outro ponto que chama ainda mais a atenção dos investigadores, quando se averigua no Portal da Transparência do Município, que a empresa em questão possui outros contratos com a Prefeitura de Miranda do Nortes, alguns deles aditivados, inclusive. Isso leva a crer um já conhecimento da empresa com servidores públicos do município e, consequentemente, um suposto favorecimento da empresa.

O blog do Werbeth Saraiva procurou a Prefeitura de Miranda do Norte para se posicionar sobre as investigações, mas não deu resposta até a publica desta matéria.