Recentemente, a imprensa local tem noticiado que o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (Progressistas) iniciou uma movimentação de aproximação política em apoio ao projeto do senador Weverton Rocha (PDT) ao Governo do Estado.

No entanto, essa movimentação, que tem sido vista como intromissão na política local, haja vista que Lira não possui qualquer ligação com cenário maranhense, causa desconforto na bancada do Maranhão na Câmara. Isso porque, dos dezoito deputados federais do Maranhão, Weverton só tem o apoio de quatro deles. E a vinda de Lira conflita com os interesses dos demais catorze deputados federais e suas respectivas correntes políticas.

Diante disso, acaba sendo uma faca dois gomos para o presidente da Câmara, uma vez que fazendo em movimentação de apoio, Lira ganha por um lado, mas tende a perder muito mais pelo outro. Num futuro próximo, havendo o interesse por permanecer na chefia do Legislativo Federal, Lira pode, talvez, não contar com o apoio dos deputados deixados de lado por ele.

Importante reavaliar.