PF participa de campanha de coleta de DNA para buscas por desaparecidos

Até a próxima sexta (18), o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e os governos estaduais disponibilizarão o serviço de coleta de DNA para buscas por desaparecidos.

São 230 pontos de coleta em todo o país. O material coletado será cruzado com o banco de dados de restos mortais de pessoas não identificadas. No Maranhão, a ação é uma parceria da Perícia Oficial de Natureza Criminal com a Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público.

Para maior efetividade do cruzamento de dados, a recomendação é que os familiares de primeiro grau se apresentem para a coleta, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos; irmãos”. A identificação pode ocorrer de duas formas: identificação direta (quando o material é do próprio desaparecido, por exemplo, DNA colhido de algum objeto de uso pessoal como escova de dentes e óculos, ou alguma amostra biológica como um dente de leite) por meio de vínculo genético com familiares da pessoa desaparecida, feito a partir da construção de árvores genealógicas. A coleta é feita com amostras da saliva.

No ato da coleta, é necessário assinar um termo de consentimento. Dados do Ministério da Justiça apontam 57 mil boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas e não localizadas no país. Nos dois últimos anos 22 mil boletins foram incluídos no sistema.

Atualmente, o Banco Nacional de Perfis Genéticos possui 3.856 restos mortais não identificados e material e material genético de 3.088 familiares de pessoas desaparecidas.

O serviço de coleta dos familiares continuará sendo realizado pela Perícia Oficial mesmo após o fim da campanha, nos seguintes locais:

Locais de coleta no MA:

SÃO LUÍS
Atenção: Na semana de 14 a 18 de junho haverá um posto de coleta na Praça Deodoro, para facilitar o acesso dos familiares.
Local: Praça Deodoro
Data e horário: 14 a 18 de junho, das 9 às 17 horas
Mais informações pelo telefone/whatsapp: (98) 99141-0728 / 98409-8062

Instituto de Genética Forense
Endereço: R. Afonso Pena, 198 – Centro, São Luís – MA, 65010-030
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 3231-3700

Instituto Médico-Legal – São Luís
Av. dos Portugueses, 3779 – Vila Bacanga, São Luís – MA, 65080-805
[email protected] – (98) 9163-9974

Deixe uma resposta