A matéria publicada pela Revista Piauí, intitulada “Farra Ilimitada”, tem deixado prefeituras maranhenses sobressaltadas com possíveis operação da Polícia Federal.
Algumas prefeituras já receberam a “visita da PF” que tem como objetivo desarticular um esquema criminoso envolvendo verbas federais que deveriam ser destinadas à saúde do estado.
Dessa vez, o prefeito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto (PCdoB), é o principal alvo de uma investigação do Ministério Público do Maranhão (MPMA) que apura os aspectos legais e assistenciais das transferências de recursos financeiros, realizadas em 2022, oriundas de emendas parlamentares federais para incremento temporário da Atenção Especializada à Saúde ou à Atenção Primária, notadamente, quanto à repercussão nas ações e serviços de saúde disponibilizados pelo Município de São Francisco do Maranhão.
A investigação também tenta identificar a efetiva prestação dos serviços assistenciais, conforme informações constantes dos Relatórios de Produção da Atenção Primária à Saúde e Produção.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Maranhão será notificada para que preste esclarecimentos do paradeiro dos recursos enviados.