A justiça determinou que o Estado do Maranhão decrete lockdown na Grande Ilha de São Luís por 10 dias, a partir do dia 05 de maio. A medida é um meio de prevenção e combate contra o avanço do coronavírus no estado.  

O Magistrado Douglas Martins quer uma expressa suspensão de todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde. A determinação que aparentemente é uma solução necessária para desafogar o sistema público e privado da capital, pode acabar gerando um resultado reverso, já que a população pode vir a se aglomerar nos próximos dias.  

É notório que a população de São Luís tem dificuldade em respeitar normas, isso já foi observado desde que a crise sanitária do coronavírus iniciou. Supermercados lotados, praias bem frequentadas, bares abertos, bancos e casas lotéricas entupidas de gente, são só alguns exemplos, que revela que mais uma vez a saúde pública de São Luís pode entrar em colapso e promover nos próximos dias ainda mais aglomeração por busca de dinheiro, alimentos e remédios. A desinformação é grande aliada.

O Governo do Maranhão já se manifestou e disse que está esperando a decisão judicial para analisar as medidas necessárias e cumprir as determinações.  

Entre as normas, está a suspensão de circulação de veículos particulares, que somente serão autorizados a sair para compra de alimentos e medicamentos, ou para transporte de pessoas e atendimento de saúde e serviços de segurança considerados essenciais.   

Agora basta saber como a população vai se comportar nos próximos 5 dias com a possível correria por estoque de comidas e produtos essências para vida. 

População de São Luís está preparada para um lockdown?