O instituto MBO, que coleciona suspensões de pesquisas em vários lugares, também foi proibido de divulgar pesquisa eleitoral com indícios de fraudes na cidade de Pastos Bons. A pesquisa seria divulgada nesta quinta-feira (12) pelo candidato de oposição, Matheus Mota.

A MBO, recentemente, teve suas pesquisas proibidas de serem divulgadas também nas vizinhas cidades de Mirador e Colinas, além de Barra do Corda.

A decisão de Pastos Bons foi dada pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral em São Luís, sob a relatoria do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. A ação impetrada aduz que a pesquisa impugnada apresenta as mais diversas irregularidades, possuindo significativa chance de tratar-se de um caso de divulgação de pesquisa fraudulenta.

Segundo a decisão, as irregularidades perpassam pela origem dos recursos, plano amostral, sistema interno de controle e verificação sem informações que demonstram o atendimento das normas, estatístico responsável sem ter assinado digitalmente a pesquisa, não detalhamento dos entrevistados por bairro, entre outras.

Confira trecho da Decisão:

Assim sendo, entendo a ausência de tais informações na pesquisa revela que há fundamento relevante para infirmar os termos do ato impugnado. Por sua vez, o periculum in mora desponta naturalmente da necessidade de se evitar que a divulgação de pesquisa irregular cause prejuízo às partes e ao próprio processo eleitoral, de modo que a sua suspensão se faz necessária.

[…]Diante do exposto, presentes os requisitos autorizadores da medida, defiro a medida liminar requerida para suspender a divulgação da pesquisa registrada perante o TRE-MA sob o nº MA-09172/2020.