Em Cândido Mendes, distante cerca de 340 quilômetros da capital São Luís a população ver o futuro repetir o passado como cantarolava nosso eterno Cazuza. Hoje comandada pelo liberal Facinho Rocha, Cândido Mendes se viu de forma vergonhosa no noticiário estadual e nacional ao repercutir o fatídico caso de um parlamentar rebolando rechonchudos maços de dinheiro vivo pela janela do  legislativo municipal. A dinheirama, segundo o parlamentar, seria fruto de propina e tinha o objetivo de comprar um mandato, dado genuinamente pelo povo. Se é verdade ou não, o objeto da causa mencionada, é outra história.

No passado, Cândido Mendes viveu dias de fama ao ver o então prefeito do município, Mazinho Leite deixar a cidade em um helicóptero do grupo tático aéreo que pertence á secretaria de segurança pública do Estado. Mazinho deixava o município e seu comando, preso, por diversas acusações, entre elas de liderar uma quadrilha que desviou milhões dos cofres públicos do município. Este blog, inclusive foi um dos responsáveis por disparar denúncias contra o então gestor que na época dilapidava o erário público.

Mazinho leite, era ou é, um desses milionários “caipiras” que nada temem, ou melhor temia. E sentado na cadeira de chefe do executivo de um município cuja renda mensal é de quase R$ 10 milhões, então… Com dinheiro, poder e influencia, Mazinho comprou briga com um promotor local e conseguiu até sua remoção da comarca. Leite, acabou preso, desmoralizado e sem nenhuma participação no pleito eleitoral da época.

Facinho Rocha, hoje mandatário do dito cujo município, foi além. Sem medo nem temor, conseguiu “arrancar” uma liminar da corte mais alta do país. O Ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal, beneficiou o grupo de Facinho com uma decisão que anulava várias sentenças e retornava de uma lapada só, quatro vereadores da base de Bonifácio, que teriam sido afastados, provocando um efeito cascata na governabilidade de Rocha, em Cândido Mendes. Hoje, o ego de Facinho Rocha está mais alto que nunca, os desmandos em sua gestão aumentaram, tanto que ele compra gasolina do próprio posto e escolhe a dedo com quem divide o dinheiro do município.

Ele percorre o mesmo caminho…