No último dia 24, o município de Godofredo Viana, liderado pelo prefeito Sissi Viana, foi surpreendido com a publicação do ranking de transparência divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Com o índice mais baixo registrado, um preocupante -C, e a nota de apenas 1.71, a cidade se posicionou no final da lista, indicando sérias deficiências na prestação de informações públicas.

A análise realizada pelo TCE-MA refere-se ao primeiro semestre de 2023 e avalia os portais de transparência dos municípios sob sua jurisdição. O resultado evidencia que Godofredo Viana enfrenta problemas significativos no que diz respeito à transparência na gestão pública, o que pode gerar preocupação entre os cidadãos locais.

O ranking da Transparência é um instrumento importante para medir a qualidade da disponibilização de informações por parte dos órgãos públicos, permitindo que os cidadãos tenham acesso a dados relevantes e possam acompanhar de perto as ações dos governantes.

De acordo com os dados divulgados pelo TCE-MA, a administração municipal obteve a pior avaliação em comparação com outros municípios do estado. O baixíssimo índice demonstra que normas pertinentes à transparência não estão sendo cumpridas pelo chefe do Executivo Municipal.

A falta de transparência na gestão pública pode suscitar dúvidas sobre a utilização dos recursos do município, bem como sobre a eficiência das ações governamentais em atender às necessidades da população.

A divulgação desse resultado desperta a necessidade de que medidas sejam tomadas para corrigir a situação e aprimorar a transparência na gestão de Godofredo Viana. É imprescindível que o poder público adote medidas para tornar as informações mais acessíveis e compreensíveis à população, garantindo assim maior controle social e fortalecendo a participação democrática.