O Ministério Público do Maranhão vai investigar a gestão do prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba, do PSB, após constatações de diversas irregularidades nos Serviços de Atenção Básica no município, notadamente nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, bem como por parte dos Agentes Comunitários de Saúde.

O MPMA informou que o Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, de urgência e emergência, de responsabilidade do Governo do Estado, encontra-se sobrecarregado com demandas que deveriam ser atendidas pela Atenção Básica do Município de Itapecuru-Mirim, já que este não dispõe de hospital ou maternidade.

Os problemas foram confirmados em inspeção realizada pelo Ministério Público no Hospital Adélia Matos, bem como na UBS de Entroncamento.

Sobre a prestação de serviços por parte dos Agentes Comunitários de Saúde, constam informações informais de que eles não estão cumprindo a contento sua carga horária nem realizando as visitas preestabelecidas.

Os resultados obtidos pelo município de Itapecuru-mirim nos indicadores de desempenho exercício 2022, foram abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.