Em Açailândia, a Associação Comunitária Juscelino Kubitschek protocolou uma denúncia contra a gestão do prefeito Aluísio (Republicanos), informando sobre a ausência de estação de tratamento de esgoto, presença de fossas rasas e despejo de resíduos na rua do residencial.

Diante da denúncia, o MPMA – Ministério Público do Maranhão informou sobre a instauração de um procedimento administrativo para investigar o caso a respeito das eventuais irregularidades na instalação de sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no bairro Juscelino Kubitschek.

As primeiras providências foram determinadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Açailândia que tem o prazo de 30 dias para realizar inspeção no local, a fim de apurar quais unidades estão enviando esgotamento diretamente para a rua, tomando todas as medidas necessárias contra essa prática.

Ao SAAE foi estabelecido o prazo de 15 dias para que apresente o projeto hidrossanitário aprovado para o Conjunto Juscelino Kubitschek, nos termos da Norma Complementar nº 001/2014 e Portaria nº 56/2014, e informe sobre sua execução, visto às notícias de que o esgotamento sanitário é despejado nos logradouros públicos.