O município de Bernardo do Mearim, administrado pelo prefeito Júnior Xavier, contratou por cifras exorbitantes uma empresa que é velha conhecida do Ministério Público Federal e que ainda esteve envolvida no escândalo das estradas fantasmas, que botou o ex-governador José Reinaldo Tavares atrás das grades.
Por meio do processo de adesão 014/2022, o prefeito Júnior Xavier assinou contrato de 18.669.843,59 (dezoito milhões, seiscentos e sessenta e nove mil, oitocentos e quarenta e três reais e cinquenta e nove centavos) com o empresário José Lauro de Castro Moura dono da Enciza engenharia.
De acordo com o extrato de contrato divulgado em veículo de comunicação do município, o objeto do contrato é para pavimentação de vias da cidade de Bernardo do Mearim.
O contrato deve ser investigado por órgãos fiscalizadores, tendo em vista o vultuoso valor que será desembolsado pela prefeitura.
De acordo com dados do censo IBGE 2021 , o município de Bernardo do Mearim possui apenas 6.102 habitantes.
A origem dos pagamentos da prefeitura de Bernardo do Mearim à empreiteira pode partir de recursos de emendas parlamentares tendo em vista que o município foi agraciado com grande volume das chamadas “emendas secretas” do governo federal ou pode ser fruto de recursos destinados ao município através dos royalties, tendo em vista que a gestão é uma das maiores beneficiadas com estes recursos no Maranhão.
Só fazendo a observação, as emendas secretas, saoy criação do Congresso Nacional(Poder Legislativo), conforme Lei das Diretrizes Orçamentária (LDO), que quando votada e sancionada, vai para publicação no Diário Oficial da União (DOU). Portanto não é criação do Governo (Poder Executivo). E outra coisa, essa emendas que de secreto tem somente a quem se destina, já vem de outros governos não é exclusividade do governo atual.