O prefeito de Bernardo do Mearim é irmão do presidente da FAMEM que é prefeito de Igarapé Grande e também possui contratos com á Encinza engenharia

O município de Bernardo do Mearim, administrado pelo prefeito Júnior Xavier, contratou por cifras exorbitantes uma empresa que é velha conhecida do Ministério Público Federal e que ainda esteve envolvida no escândalo das estradas fantasmas, que botou o ex-governador José Reinaldo Tavares atrás das grades.

Por meio do processo de adesão 014/2022, o prefeito Júnior Xavier assinou contrato de 18.669.843,59 (dezoito milhões, seiscentos e sessenta e nove mil, oitocentos e quarenta e três reais e cinquenta e nove centavos) com o empresário José Lauro de Castro Moura dono da Enciza engenharia.

De acordo com o extrato de contrato divulgado em veículo de comunicação do município, o objeto do contrato é para pavimentação de vias da cidade de Bernardo do Mearim.

O contrato deve ser investigado por órgãos fiscalizadores, tendo em vista o vultuoso valor que será desembolsado pela prefeitura.

De acordo com dados do censo IBGE 2021 , o município de Bernardo do Mearim possui apenas 6.102 habitantes.

A origem dos pagamentos da prefeitura de Bernardo do Mearim à empreiteira pode partir de recursos de emendas parlamentares tendo em vista que o município foi agraciado com grande volume das chamadas “emendas secretas” do governo federal ou pode ser fruto de recursos destinados ao município através dos royalties, tendo em vista que a gestão é uma das maiores beneficiadas com estes recursos no Maranhão.