O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), vai enfrentar seu mais importante teste de liderança, na próxima quarta-feira 9, quando será oficialmente iniciado o debate na Casa pela aprovação das chamadas emendas impositivas para antes da votação da LOA (Lei Orçamentária Anual) do próximo ano.

Postulante a uma vaga na chapa majoritária em 2022, como candidato a governador, vice-governador ou ao Senado Federal, Othelino encabeça a articulação pela validação da medida ao Orçamento, que agrada a todos os colegas da Alema, mas que, atualmente, é contrária à vontade de Flávio Dino (PCdoB).

Até antes das eleições deste ano, um acordo gestado pelo próprio Othelino diretamente com Dino caminhava para a aprovação tranquila das emendas impositivas, pela unanimidade da Alema. Contudo, uma provocação infantil ao vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), combinada com o senador Weverton Rocha (PDT), de desertar-se da camaradagem dos atuais inquilinos do Palácio dos Leões, levou o governador do Maranhão a pedir a atenção de parlamentares aliados para neutralizar o gesto hostil.

Com isso, em acato ao patrimônio impositivo do Palácio dos Leões, já estariam dispostos a votar contra as emendas impositivas as bancadas de Josimar Maranhãozinho (PL e Avante), Republicanos, PCdoB e DEM —com exceção dos deputados Carlinhos Florêncio e Neto Evangelista, respectivamente.

Em revés para Othelino, a lista tende a aumentar durante os próximos dias.

Como tomou um caminho de retorno difícil ao enfrentar o Palácio dos Leões, para mostrar força e poder de articulação, essenciais para quem busca uma vaga na majoritária, Othelino Neto terá de medir forças com Flávio Dino e controlar a situação para evitar uma derrota dentro da própria Casa que comanda, situação que seria devastadora e vexatória para a imagem de quem precisa se firmar como alta liderança política.

Do Atual 7