Uma das saídas para melhorar o atendimento em saúde em São Luís, segundo Rubens Jr (PC do B), ao ser questionado pelo candidato Yglésio Moyses (PROS), é a construção de mais Unidades de Pronto Atendimento na capital. Como? “Cortando gastos na saúde”, disse Rubens, na manhã de quarta-feira (12), durante o ‘Pinga Fogo’ realizado pela TV Difusora.

De acordo com Yglésio, médico que atende pacientes do SUS municipal, não há necessidade. “Hoje, em São Luís, nós temos UPAs suficientes para atender à população. Temos 3 UPAs de porte 2, que atendem até 100 mil pessoas; tem duas UPAs de porte 3 que atendem até 300 mil pessoas e uma UPA de porte 1 e outra na zona rural que não tem porte”, explicou Yglésio.

Segundo o candidato do Pros, é preciso fazer corte de gastos para cobrir o que falta. “A secretaria (de saúde) precisa fazer cortes de gastos pra garantir o que não tem hoje: fornecimento de medicamento nos hospitais, pagamento dos profissionais, a gente precisa pensar em reconstituir os salários dos servidores que estão há oito anos sem aumento, da mesma forma que estão no Governo do Estado”, disse Yglésio Moyses.

Yglésio Moyses é o candidato a prefeito que mais se preocupa com uso otimizado de recurso público já que, segundo o próprio candidato, o orçamento de São Luís, em 2021, não terá aumento significativo se comparado com o deste ano.