Centenas de peixes apareceram mortos em córrego do Rio Itapecuru na zona urbana de Codó, a 290 km de São Luís. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a principal causa da morte seria a poluição no rio.

O córrego onde os peixes apareceram mortos leva na maior parte do ano o esgoto da cidade para o Rio Itapecuru. Com as chuvas, ele ficou represado e com a grande quantidade de lixo no local eles começaram a aparecer mortos. A mortandade dos peixes chamou a atenção de quem passa pelo local.

De acordo com Ivaldo José da Silva, Secretário de Meio Ambiente de Codó, as mortes estão sendo causadas por falta de oxigenação na água, somados ao acúmulo de lixo e esgoto. A estação elevatória da Companhia de Esgoto e Saneamento de (SAAE) não teve capacidade sufi ciente de enviar tanto esgoto para a estação de tratamento.

“Nesse momento a bomba que está aqui está com um pequeno problema e você não consegue bombear esse material. Vem o advento do rio, o subir o volume normal do que se imaginava e ele adentrou essa área onde fica o esgoto então houve essa mistura de produtos in natura e ai teve essa perda de peixes”, explicou o secretário.