Com o compromisso de fazer a saúde acontecer, a Prefeitura de Araguanã, através de Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo do Estado, realizaram nessa sexta (06) mais um Mutirão do Glaucoma. O objetivo é diagnosticar o mais cedo possível essa doença, e poder tratar com mais eficácia. O glaucoma atinge principalmente idosos, por isso eles sempre são o público alvo dessas ações. Consultas e tratamento totalmente gratuitos estiveram a disposição de toda a população araguanense no Posto de Saúde, levando saúde oftalmológica às pessoas que mais precisam.

A secretária de saúde Maliú Gentil, ressaltou a importância dessas ações:

— um mutirão como esse visa principalmente a prevenção, quanto antes diagnosticado, maiores as chances de cura, por isso sempre estamos em busca dessas ações para Araguanã.

O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Sintomas de Glaucoma: Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tubular”, ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica é ausente. Se a patologia não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado. Esperar pelos sintomas de perda visual não é o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver glaucoma e/ou que tenham histórico familiar.

Tratamento de Glaucoma: Apesar da pressão intra-ocular elevada não ser a única causa do glaucoma, até o momento diminuí-la é o principal tratamento. A pressão intra-ocular pode ser diminuída com medicamentos, em geral, colírios. Caso essa pressão não diminua com o uso de medicamentos, um procedimento cirúrgico poderá ser indicado, tanto a cirurgia a laser (trabeculoplastia) quanto a tradicional (trabeculectomia).