Yglésio destaca importância de profissionais da saúde

 

Deputado Yglésio  Moyses

 

No dia 12 de maio, é comemorado o Dia do Enfermeiro; no dia 15 de maio, Dia dos Técnicos e Auxiliar de enfermagem; e 20 de maio, Dia do Assistente Social.

Na última terça-feira (14), em sessão solene, o deputado Yglésio Moyses (PDT), prestou homenagem aos profissionais de enfermagem, assistência social, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem por conta da passagem das datas alusivas durante o mês de maio.

Hoje o Maranharão na esfera da saúde é composto por 52.873 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxilias, sendo 5.528 profissionais da assistência social, somando-se a quase 60 mil profissionais ao todo.

No Brasil 75% dos brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde SUS, o restante utiliza a saúde privada. Os números chamam atenção por conta de vários problemas que convivemos dentro da saúde pública. O pior deles é o subfinanciamento que tem uma cascata de eventos que dificultam as políticas de atendimento, onde boa parte não cumpre o adequado papel constitucional que é garantir uma saúde de qualidade a toda população. É um processo intenso e turbulento no contexto histórico

.A nível estadual o Maranhão é um estado que tem a singularidade de ter uma população bastante pobre, onde 80% da massa de trabalhadores maranhenses recebem três salários mínimos apenas. “Nós temos a assistência social em todas as áreas da assistência humana; na saúde; na proteção do direito e na integralidade da defesa da criança. São categorias profissionais que lutam em defesa das pessoas e que merecem todo reconhecimento”, ponderou o parlamentar.

Durante a sessão solene a autora da homenagem, Deputada Helena Duaillibe destacou que as datas merecem todo reconhecimento ao trabalho que prestam esses profissionais. “Em reconhecimento ao fabuloso trabalho que eles prestam, esses profissionais merecem toda homenagem, pois trabalham como uma missão importante de prestar assistência à toda população”, finalizou

 

 

Deixe uma resposta