A EMSERH – Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares contratou uma lavanderia hospitalar localizada em Barreirinhas por meio de uma dispensa de licitação no valor total de R$ 1.601.510,36 (um milhão, seiscentos e um mil, quinhentos e dez reais e trinta e seis centavos) para prestar serviços em quatro hospitais por um período de seis meses.

O contrato, no valor exorbitante de R$ 1,6 milhão, concedido à empresa São Lucas Serviços Ltda., representada por Breno Araújo Mendonça, tem como objetivo atender quatro hospitais sob a administração da EMSERH. Estes incluem o Hospital Regional de Itapecuru – Adélia Matos, o Hospital Regional de Morros, o Hospital Regional de Barreirinhas e o Hospital de Paulino Neves.

A decisão de dispensar a licitação e conceder o contrato diretamente é questionável, especialmente considerando a magnitude do valor envolvido e a necessidade de transparência nos processos de contratação pública. A falta de concorrência pode levantar dúvidas sobre a justiça e a eficácia na escolha da prestadora de serviço, além de abrir espaço para possíveis favorecimentos.

O contrato foi assinado pelo presidente da EMSERH, Marcelo Apolonio Duallibe Barros, com vigência de 180 dias, levantando suspeitas sobre a legitimidade da decisão.