O Sistema de Segurança Pública do Maranhão segue empenhado em elucidar o assassinato da jovem Ana Caroline Sousa Campêlo, de 21 anos, ocorrido no dia 10 de dezembro de 2023, no município de Maranhãozinho. Neste sentido, a Polícia Civil do Maranhão efetuou, nesta quarta-feira (31), a prisão de um indivíduo suspeito de envolvimento no crime.

O homem foi preso na zona rural do município de Centro do Guilherme e levado para a delegacia de Governador Nunes Freire, onde prestou depoimento. Durante o interrogatório, ele afirmou ser o mesmo indivíduo que aparece em imagens de câmeras de segurança vestindo camisa branca, pilotando uma moto, logo após a vítima passar em sua bicicleta.

“A prisão deste suspeito é fruto de árduo trabalho da Polícia Civil, através da Delegacia Geral e Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, que, por determinação do governador Carlos Brandão e do secretário Maurício Martins, se debruçou sobre o caso e vem trabalhando diuturnamente para elucidar este crime com resquícios de crueldade antes nunca visto no estado”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.

Imagem do momento do cumprimento ao mandado de prisão.

O suspeito foi preso pela Polícia Civil do Maranhão após o Poder Judiciário expedir mandado de prisão temporária contra ele, que já foi encaminhado para o Sistema Penitenciário. O investigado tem 32 anos de idade e é natural do município de Campos Sales, no Ceará. O nome dele está sendo averiguado para saber se possui antecedentes e se há, em seu desfavor, algum mandado ou procedimento em aberto.

“O mandado foi expedido na semana passada e, desde então, mobilizamos equipes na região em que ele foi encontrado e até mesmo em locais onde se sabia que ele frequentava. Ele mudou para a zona rural de Centro do Guilherme, mas constantemente visitava a sede de Maranhãozinho. A ação policial que culminou na prisão dele foi muita rápida e ele não teve tempo de apresentar qualquer reação”, explicou o delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil, Lúcio Reis.

O delegado Lúcio Reis lembrou, ainda, que o município onde o indivíduo estava residindo, Centro do Guilherme, distante cerca de 50 km de Maranhãozinho, é a cidade natal de Ana Caroline Campêlo.

Imagem da coletiva de imprensa para tratar sobre a prisão do principal suspeito de assassinar a jovem Ana Caroline.(Foto : Júnior Foicinha)

“Após o crime, o suspeito mudou totalmente a vida dele, mudou rotina, mudou endereço e até vendeu a moto em que aparece pilotando nas imagens de câmera de segurança, sendo isso mais um indicativo da autoria dele nesse crime”, acrescentou o delegado-geral Jair Paiva.

O delegado-geral ainda destacou que as investigações terão continuidade, e que não está descartada a participação de outras pessoas no crime.

“A investigação é muito complexa. Não está clara a motivação ainda, só ao final é que nós saberemos se foi algum tipo de preconceito ou se foi um outro motivo que levou o autor a cometer esse crime. No entanto, ao que se sabe, a vítima era uma pessoa bem quista na cidade, trabalhava duro e não possuía desafetos”, finalizou Jair Paiva.

O corpo de Ana Caroline Sousa Campêlo foi exumado no início deste mês para exames, e a Polícia Civil ainda aguarda o laudo final para obter algumas respostas determinantes para a causa da morte. Há uma suspeita de que a vítima tenha sofrido violência sexual, mas isso só ficará provado ou não após o resultado da perícia.