Está em curso em diversos municípios do Maranhão um grande esquema que visa “sangrar” os cofres públicos. O esquema tem participação direta de um empresário influente no estado do Tocantins e no Goiás, tanto no ramo de Sistema de Microgeração/ Minigeração de energia, quanto na venda e revenda de veículos. O esquema possui diferentes núcleos de atuação. Primeiro, um conhecido prefeito de um dos municípios do consorcio é o responsável no Maranhão por cooptar outros prefeitos a entrarem no negócio e logo após o fechamento do acordo, lhe é dado uma comissão generosa do valor fechado.

 Segundo núcleo 

É sabido que os municípios do Maranhão não possuem aporte e nem receita própria para arcar com custos financeiros de suas obrigações mensais, como folha de pagamentos, fornecedores e outros. Então, fica inviável que a maioria dos municípios tenham recursos suficientes para bancar os custos superfaturados da suposta aquisição do serviço de geração de energia solar.  No qual, entram com os pedidos de empréstimos milionários que estão surgindo nos últimos meses em diversos municípios do Maranhão.

Terceiro Núcleo

Os agentes empresariais são os mais importantes personagens na trama de corrupção, que tem tomado de conta das prefeituras do Maranhão e até fora do estado. Um empresário tocantinense é a aposta da vez dos gestores do Maranhão, tudo por conta da vantajosa propina que é oferecida aos gestores no pagamento dos contratos. No município de Codó, por exemplo, já existia um contrato entre uma empresa e a gestão no intuito de execução do mesmo objeto, porém foi desfeito para realização de outro certame que a empresa do jovem de Tocantins será declarada vencedora.

O blog trará todos os detalhes e nomes dos envolvidos no esquema na próxima reportagem.