O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR) reconheceu, nesta quarta-feira, a situação de emergência em toda a Grande Ilha de São Luís e definirá nos próximos dias que tipo de apoio o Governo Federal dará aos municípios maranhenses atingidos por desastres naturais.

O ministro da pasta, Waldez Góes, discutiu com o governador maranhense, Carlos Brandão, forma de apoio às cidades maranhenses castigadas por chuvas intensas.

Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital, São Luís, estão aptas a solicitar recursos do MIDR para atendimento à população afetada. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial da União (DOU).

No primeiro mês de 2023, foram registrados 400 mm de chuvas no estado, o dobro do esperado para o período. Além das fortes chuvas, o Maranhão também tem sofrido com enchentes de rios.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.