Após discordâncias entre os deputados e intervenções políticas do Executivo, além de liminar do próprio Judiciário suspendendo a eleição da presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da Assembleia Legislativa do Maranhão, por irregularidades, um nome foi escolhido: deputado Ariston (Republicanos).

Do ponto de vista da atuação dentro da Casa do Povo, o parlamentar é inexpressivo, especialmente pela baixa produção legislativa, como a não apresentação de leis que poderiam mudar a vida da população maranhense para melhor.

Entretanto, como isso não é pré-requisito para ocupar tal cargo, Ariston figura mais como uma testa de ferro do Executivo para viabilizar seus projetos e iniciativas, visto que outros nomes não tiveram sucesso nas votações anteriores, a exemplo do deputado Marco Aurélio (PSB), que seria o ideal para o governo.

Ariston chega à CCJ como “foi o que deu pra conseguir” após acordos políticos internos, para manter a presença do Poder Executivo na Casa.

A sociedade pode esperar uma boa atuação do parlamentar à frente da comissão? Essa resposta será respondia ao longo do ano.