A dez dias das eleições, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, resolveu se preocupar com a segurança em uma das regiões mais violentas do estado. Em Governador Nunes Freire, o titular da pasta vai reforçar as equipes de policiais para tentar conter a insegurança na área, conhecida como região de pistolagem e disputas políticas marcadas por casos de violência.

Inclusive, dados recentes das organizações não-governamentais Terra de Direitos e Justiça Global indicam que foram mapeados em todo o país 327 casos de violência contra políticos eleitos, candidatos e pré-candidatos, entre ameaças, agressões e ofensas, sendo 11 casos de violência registrados no Maranhão entre janeiro de 2016 a 1º de setembro de 2020.

Quando se verifica as localidades onde foi registrado mais de um crime dessa natureza, se destaca no mapa do Maranhão o município de Governador Nunes Freire.

A situação é alarmante há muito tempo na região, inclusive o editor deste blog perdeu, há alguns anos, um amigo assassinado na região, caso que nunca foi solucionado. Mesmo assim, só agora o secretário de Flávio Dino resolveu intervir.