A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) pode deixar o partido, segundo a Veja. Ela acusa Aluísio Mendes, presidente da sigla no Maranhão, de violência política contra a mulher. Segundo Damares, ele atacou a então candidata à Prefeitura de Imperatriz, Mariana Carvalho, também integrante do partido.
Na última semana de outubro, o dirigente acusou Mariana de envolvimento com o crime organizado, sem apresentar provas. A declaração veio às vésperas do segundo turno, e aliados da candidata acreditam que isso prejudicou sua imagem, sendo um fator decisivo para a derrota nas urnas.
Damares afirma que o comportamento do líder estadual desrespeita o princípio de união do partido e ameaça deixar a legenda caso a denúncia seja ignorada pela Comissão de Ética. “Há um revanchismo evidente por parte de Mendes”, disse a senadora.
Damares foi uma das grandes entusiastas da candidatura de Mariana Carvalho. A senadora chegou a ir a Imperatriz em apoio à campanha. Carvalho avançou para o segundo turno, mas foi derrotada por Rildo Amaral (PP).