A Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão, comandada pelo secretário Murilo Andrade, tem sido palco de um verdadeiro derrame de dinheiro público por meio de empresas de fachadas e sem capacidade técnica para operar contratos, principalmente na área de construção civil.
Um exemplo disso foi a contratação fraudulenta de uma empresa do município de Axixá que opera no ramo de vendas de notas fiscais para diversos políticos corruptos do Estado do Maranhão.
O blog do Werbeth Saraiva investigou e descobriu que a construtora que pertence a dois irmãos foi encaixada na Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão para executar pavimentação de bloquetes em vias públicas, por meio de um funcionário da própria SEAP que se utiliza de empresas alheias para ele mesmo realizar os serviços sempre de péssima qualidade.
O contrato de cifras elevadas formado entre a SEAP e a referida empresa está sendo utilizado por diversas prefeituras do Maranhão por meio da chamada contratação “carona” que é quando a ata de registro de preço de outro órgão é utilizado sem a necessidade de fazer um burocrático processo licitatório.
Sem capacidade técnica própria e sem nenhum funcionário de carteira assinada, os irmãos do crime vivem de porcentagens e de devolver recursos públicos.
No meio da trama de corrupção que se instalou na SEAP, o blog do Werbeth Saraiva tomou conhecimento de que o grupo de combate à corrupção (GAECO) já iniciou, pelo menos, duas frentes de investigação contra uma construtora que tem sede em Paço do Lumiar cuja dona é proprietária de uma rede de postos de combustíveis e contra a própria pregoeira da secretaria. O caso deve ter desdobramentos.
Nos próximos dias o blog vai revelar nomes e mostrar que os contratos firmados entre a firma localizada em Axixá, SEAP e prefeituras do Maranhão estão servindo apenas para lavar dinheiro público e fomentar a corrupção.