A prefeitura municipal de Bom Jardim através da sala do empreendedor e Sec. da Mulher e o SENAR ofereceram capacitação em Fabricação Caseira de Derivados do Leite na comunidade. O objetivo é levar novas oportunidades de renda aos pequenos produtores, nesta etapa com foco nas mulheres da Santa Luz.

Na grade do curso estão inclusos cuidados no processamento do leite e exigências profissionais. A instrutora do Senar/MS explica que o principal cuidado antes de começar a fabricação dos produtos é a pasteurização do leite, que elimina bactérias e aumenta a longevidade. O produtor que tem intenção de obter renda a partir dos derivados do leite precisa ter conhecimento da Instrução Normativa (IN-62), do Mapa – Ministério da Agricultura e Abastecimento, que aborda os cuidados necessários para comercialização.

O curso garantiu certificado e foi realizado durante uma semana com um instrutor modular do SENAR que abordou várias temáticas. Com aproximadamente 15 participantes, a capacitação abordou temas sobre a conservação do leite, teste de acidez, higiene do local e do manipulador, conceito do leite como sua composição e valor nutricional, os fatores que alteram essa composição, além do código do consumidor e legislação.

A Prefeitura de Bom Jardim aposta na capacitação dos produtores para incentivar o empreendedorismo. Na próxima semana o curso de alimentação acontecerá na mesma comunidade.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – Trabalho e Paz.