Responsável direto pelo vergonhoso vexame de Cleomar Tema a frente da FAMEM, o ex-chefe de gabinete, Marcelo Freitas, vem conseguindo se manter na gestão de Erlânio Xavier na federação dos municípios do Maranhão.

Nas gestões de Cleomar Temar, Marcelo formou dupla com o ex-prefeito de Poção de Pedras, Gildásio Ângelo, os dois tocavam o terror na instituição e semeavam a discórdia entre ex-presidentes da federação, prefeitos, funcionários e “sobrava” até para o conselheiro do Tribunal de Contas, Edmar Cutrim, pai de Gil Cutrim ex-prefeito de Ribamar e ex-presidente da Famem.

Um dos episódios mais marcantes da dupla aconteceu por ocasião na inauguração da atual sede da FAMEM, na Avenida dos Holandeses, quando todos os ex-presidentes deveriam ser condecorados com a Medalha do Mérito Municipalista Prefeito Ribamar Fiquene, na época Gil Cutrim não foi incluído lista dos homenageados.

Vale a pena ressaltar que Cleomar Tema nunca teve a intenção de disputar com Erlânio o comando da FAMEM, mais é do conhecimento de todos que Marcelo e Gildásio convenceram Tema a entrar na disputa, e o pior induziram o prefeito de Tuntum convocar uma entrevista coletiva e “esculhambar” o senador Weverton Rocha e o próprio Erlânio. Tema desistiu da disputa um dia antes das eleições, aconselhado por sua própria mente.

Eleito com discurso de mudança e fortalecimento da pauta municipalista, Erlânio mantém Marcelo Freitas na FAMEM, enquanto isso muitas e muitas “peças” que foram fundamentais para vitória da chapa “Humberto Coutinho” caíram no esquecimento.