Após reportagem, contrato entre SES e Instituto Acqua deixa de aparecer no Portal da Transparência do Maranhão

Poucas horas depois de o blog revelar a série de contratações internas aceleradas do Instituto Acqua para operar o Hospital de Referência da Região Tocantina, o contrato firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a organização social deixou de aparecer nas buscas do Portal da Transparência do Governo do Maranhão.

O acordo, estimado em R$ 1,2 bilhão, deveria constar no sistema oficial de consulta pública. No entanto, ao pesquisar pelo nome do Instituto Acqua, pelo número do contrato ou pelo objeto relacionado ao hospital, nenhum registro é exibido. A ausência contrasta com os próprios editais publicados pelo Acqua, que continuam citando o Contrato de Gestão nº 001/SESMA/2025 como base para terceirizações e seleções simplificadas.

A retirada  ou falha de publicação ocorre no momento em que o instituto intensifica chamamentos internos, abre editais com prazos reduzidos e avança na escolha de empresas que irão operar serviços essenciais da unidade hospitalar. Especialistas ouvidos pela reportagem apontam que processos conduzidos sem ampla transparência dificultam a fiscalização e acendem alerta sobre possíveis direcionamentos.