A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (23) que o próximo Concurso Público Nacional Unificado (CNU) deve ofertar cerca de 3 mil vagas, com previsão de publicação do edital e abertura das inscrições já em junho.

O termo de referência para a contratação da banca organizadora está pronto e deve ser divulgado oficialmente ainda nesta ou na próxima semana. Entre as novidades do certame estão duas novas carreiras, uma voltada à defesa e segurança pública e outra focada no desenvolvimento socioeconômico, com salários iniciais acima de R$ 9 mil e podendo chegar a R$ 21 mil.

Além disso, o governo deve autorizar nesta quinta-feira (24) a contratação de aproximadamente 4,3 mil aprovados no último CNU, para cargos que não exigem curso de formação. A convocação está prevista para começar em maio, após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os cargos contemplam níveis médio e superior, distribuídos entre oito blocos temáticos. Após autorização do Ministério da Gestão, os 16 órgãos e entidades federais envolvidos deverão publicar os atos de nomeação dos aprovados.