No rastro do dinheiro público destinado para a Saúde, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Maranhão, instaurou um inquérito para apurar suposto recebimento indevido dos recursos que são provenientes de emendas parlamentares pela Prefeitura de Miranda do Norte, administrada por Angélica Bonfim.

As investigações vem na esteira da denúncia feita pela revista Piauí sobre um festival de fraudes no Sistema Único de Saúde maranhense patrocinado por emendas chamado “orçamento secreto” do Congresso Nacional. A matéria que foi publicada na Edição 190, de Julho de 2022, destrincha como recursos oriundos dos cofres federais da Saúde são usados para irrigar bases eleitorais de políticos maranhenses com a ajuda das Prefeituras.

Uma das cidades contempladas com os recursos foi Miranda do Norte.

Segundo a Procuradoria da República, o Executivo Municipal inseriu dados supostamente falsos no sistema do SUS para receber verbas via emendas.

O inquérito está sob a coordenação do procurador Juraci Guimarães Júnior, que já determinou o envio de ofícios à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério Saúde solicitando informações detalhadas sobre o recebimento do dinheiro público.