O Tribunal de Contas da União divulgou uma lista com nomes julgados inelegíveis por ter suas contas reprovadas. Nela, constam mais de 600 maranhenses e um deles é o deputado federal Júnior Lourenço (PL), que tenta a reeleição para o cargo.

Ocorre que o TCU reprovou as contas de Lourenço, referentes às atividades financeiras de quando era prefeito de Miranda do Norte, entre 2009 e 2016, hoje chefiado pela sua mãe, a prefeita Angélica (PL).

Dentre os processos nos quais é réu, o ex-prefeito foi condenado em um que investigava a não prestação de contas referentes ao uso de recursos da educação, no Programa Dinheiro Direto na Escola – Plano de Desenvolvimento da Escola – PDDE-PDE/2010 e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE/2015.

Atualmente, o processo se encontra transitado em julgado e não cabe mais recurso.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, ao analisar se uma candidatura pode ser deferida ou não, leva em consideração alguns critérios, sendo um deles exatamente a lista divulgada pelo TCU. No caso de Júnior Lourenço, a expectativa é a de que não tenha a sua candidatura deferida.